23 de março de 2007

foi num dia assim. hoje lembro o sempre afago de ti.


(natércia campos, 7 julho 1935 - 23 março 2006)

Cada dia é mais evidente que partimos
Sem nenhum possível regresso no que fomos,
Cada dia as horas se despem mais do alimento:
Não há saudades nem terror que baste.

Sophia de Mello Breyner Andresen





(ouço o zeca "...A morte saiu à rua num dia assim
Naquele lugar sem nome p'ra qualquer fim...")


sim.

num dia assim, exactamente como hoje.

há um ano.

com o sentir no coração quebrado.

natércia.

lembro-me de ti desde sempre.

de te visitar na prisão.

de fazer tartes de amêndoa com a mãe, de vez em quando, para te levarmos.

de não perceber porque tinhas de estar presa.

de te fazer dois desenhos.

de te abraçar.

de perguntar porquê.

de ouvir dizer que era um dia muito importante porque agora na prisão já podiam ter pensos higiénicos.

e arranjar o cabelo.

porque tu, natércia.

querida natércia.

de te deixarem sair condicionalmente para o 25 de abril.

de aprender palavras difíceis.

solidariedade.

de ler as tuas cartas.

de reler, vezes sem conta, as tuas cartas.

lembro-me de crescer assim.

e de vez em quando ía-te ver.


depois saíste.

lembro o jantar da liberdade, no bando, ainda na estrela.

de querer soltar a pomba, com a paula só, e a tonta não querer sair da gaiola...

lembro a importância de te ver, diariamente, durante a expo.

das intermináveis conversas porque tudo é importante. diariamente.

lembro o teu colo, o teu ombro generoso.

lembro o gesto da tua mão sobre a minha barriga e depois na cabeça da minha cria.

os teatros, os passeios, os jantares.


foi contigo que aprendi a palavra solidariedade.

lembro o sempre afago de ti.

em ternura e em verdade.

o

sempre

afago

de ti.



7 comentários:

joana graça disse...

Solidariedade... sempre. E este é o traço que registo de ti, também para mim, e de mim para ti...

e cravos... muitos cravos vermelhos num dia de abril...

sorrisos...poesia... encontros...
a música há-de sempre ecoar nos meus ouvidos, num dia de abril...

assim como o embalo doce da tua menina, no meu colo em mim...

Obrigada, por nos encheres sempre, com a tua poesia e encanto...

Joana

margem disse...

querida joana, que bem sabem as tuas ternas palavras...sempre a ecoar no meu coração.

JPN disse...

é um bom lembrar este. :)

margem disse...

é sim, jpn. porque "tudo o que a memória ama fica eterno", não é?...
obrigada.

nana disse...

sei que o já conheces, mas nunca TO escrevi...

aqui fica, em jeito de.
porque, nisso, errou o principezinho: a gente não se consola nunca.
mas.


" they told me, heraclitus, they told me you were dead
they brought me bitter news to hear and bitter tears to shed.
i wept as i remembered how often you and i
had tired the sun with talking and sent him down the sky.

and now that thou art lying,my dear old carian guest,
a handful of grey ashes, long, long ago at rest,
still are thy pleasant voices, thy nightingales, awake;
for Death, he taketh all, but them he cannot take. "


(william cory)



porque só agora.
mesmo se nunca mais
neste espaço.



....


@-,-'-

Anónimo disse...

ola ola.. hoje lembrei-me da natercia... e fui ao google e escrevi natercia campos...vim parar a este blog... onde reparo que conheces muito bem a Natercia.
aqui fica um OBRIGADO por tao belas palavras.. quem conhece a Natercia aprendeu o verdadeiro significado da palavra "solidariedade"...
obrigado por estas palavras...
ass: otelo nuno da costa CAMPOS pires oliveira (neto)
gostava de saber quem es ou quem e?
se possivel agradecia que me contactasse para o otelo_33@hotmail.com


p.s fico a aguardar =)

Anónimo disse...

ola ola.. hoje lembrei-me da natercia... e fui ao google e escrevi natercia campos...vim parar a este blog... onde reparo que conheces muito bem a Natercia.
aqui fica um OBRIGADO por tao belas palavras.. quem conhece a Natercia aprendeu o verdadeiro significado da palavra "solidariedade"...
obrigado por estas palavras...
ass: otelo nuno da costa CAMPOS pires oliveira (neto)
gostava de saber quem es ou quem e?
se possivel agradecia que me contactasse para o otelo_33@hotmail.com


p.s fico a aguardar =)